Apesar de ser um dos jogadores mais decisivos do futebol brasileiro, o atacante Gabigol não está em sua melhor fase no campeonato brasileiro. O jogador tem apenas cinco gols na competição, sendo quatro de pênalti.
Um levantamento revelou que o atleta de 26 anos é o atacante mais ineficiente da atual edição do Brasileirão.
Estatística negativa de Gabigol
O cálculo foi feito da seguinte forma: o levantamento utilizou o número de finalizações de Gabigol no campeonato e a expectativa de gols que aquelas chances geraram. A expectativa é traçada mediante análise de milhares de finalizações ao longo das edições do campeonato brasileiro.
A partir disso, a pesquisa utiliza o número de gols feitos pelo jogador em comparação com o número de finalizações e as expectativas de gols. Vale destacar que as cobranças de pênalti não entram nesta equação.
Isso porque, a penalidade é a maior chance, em termos de estatística, que um jogador possui para marcar um gol. A fim de não distorcer o cálculo, as cobranças de pênalti foram desconsideradas.
Diante desse cenário, Gabigol teve 37 finalizações (25 dentro da área) e apenas um gol até o momento no Brasileirão. Essas finalizações possuíam potencial para se transformarem entre quatro e cinco gols (4.6, para ser mais exato).
Portanto, o índice de eficiência de Gabigol no Brasileirão 2023 é de -3,6. Esse é o menor número entre os atacantes. Confira o top 5 de atacantes mais ineficientes da atual edição do campeonato brasileiro:
1º — Gabigol (Flamengo): -3,6
2º — Thaciano (Bahia): -2,5
3º — Paulinho (Atlético Mineiro): -2,5*
4º — Thiago Galhardo (Fortaleza): -2,2
4º — Lelê (Fluminense): -2,2
5º — Alex Teixeira (Vasco): -2,1
*marcou mais gols do que o adversário, então fica atrás no ranking