Situação de Pelé é crítica. Entenda o estado do coração e rim do Rei

Infelizmente as últimas notícias envolvendo Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, o Rei Pelé, maior nome da história do futebol mundial, não são as mais animadoras. O eterno camisa 10 teve uma piora no seu quadro de saúde, o que exige cuidados maiores, segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira, 21 de dezembro, pelo hospital onde o Rei do Futebol está internado.

Ainda de acordo com o boletim médico divulgado, Pelé “apresenta progressão da doença oncológica”, ou seja, um avanço do câncer de cólon que trata desde o ano passado. Os médicos têm atenção especial a “disfunções renal e cardíaca”.

O Rei do Futebol vai passar o Natal no hospital, segundo uma de suas filhas publicou mais cedo nas redes sociais. “Nosso Natal em casa foi suspenso. Decidimos com os médicos que, por várias razões, é melhor ficarmos por aqui mesmo”, escreveu Kelly Nascimento, filha do eterno camisa 10 Pelé.

Este é o 23º dia de internação do Rei do Futebol no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele deu entrada em 29 de novembro para uma reavaliação do tratamento por quimioterapia. Eram nove dias sem notícias sobre a saúde de Pelé, pois o último boletim médico era do dia 12. Na ocasião, dizia que ele se recuperava bem de uma infecção respiratória, mas não tinha previsão de alta.

A íntegra do boletim médico de Pelé:

“Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica”.

Entenda o que o o câncer de cólon, doença que acomete o Rei Pelé

Pelé foi diagnosticado com câncer de cólon em setembro de 2021. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de intestino é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil e que abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus.

Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. O câncer de cólon é tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

A maior parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.