Sistema ofensivo do Barcelona já dá motivos para o torcedor pular de alegria

O Barcelona FC desde sua reestruturação sem Messi teve que dividir mais a responsabilidade dos gols entre seus jogadores. Um dos déficits apontados era a baixa contribuição dos meio-campistas para o resultado, deixando muitas vezes a responsabilidade de “balançar a rede” apenas nos atacantes.

Com a chegada de Lewandowski, goleador de peso, o Barcelona recuperou a figura de um líder ofensivo, mas Xavi insistiu que todos, especialmente os jogadores com chances de adentrar a área adversária, deveriam contribuir para aumentar a pontuação. Desta, temporada, parece que o objetivo está sendo alcançado. Em quatro rodadas, o time catalão marcou oito gols, divididos igualmente entre atacantes e meio-campistas e um defensor.

No primeiro jogo da temporada, contra o Getafe, o Barcelona não fez gols. No entanto, na segunda rodada, venceu o Cádiz por 2 a 0, com gols de Pedri e Ferran Torres. No jogo louco contra o Villareal, mais uma vez marcaram dois meio-campistas, Gavi e Frenkie de Jong, além de Lewandowski que arrematou o placar ao lado de Ferran Torres. Na partida contra o Osasuna, foi a vez de Lewandowski e Koundé, zagueiro, garantirem a vitória.

Pedri e os outros

Um dos desafios de Pedri, uma vez que se tornou peça fundamental do time, era adicionar mais capacidade de gol às suas habilidades como assistente e criador de jogadas. Ele se propôs a marcar 10 gols na temporada passada, mas não conseguiu atingir o objetivo devido às constantes lesões que o afastaram de vários jogos.

Atualmente, Pedri já marcou um gol nesta temporada e disse em suas primeiras entrevistas que mantém o mesmo desafio: alcançar pelo menos uma dezena de gols por torneio. Gündogan, com um bom chute de longa distância e facilidade para invadir a área adversária, é um jogador que garante um bom número de gols por temporada, como demonstrado no Manchester City. Além disso, no Barça ele deve ser um dos especialistas em cobrar faltas.

Aposta na experiência e juventude no ataque

No ataque, a comissão técnica confia que Lewandowski, que já tem dois gols, manterá dados semelhantes aos da temporada passada. Eles também confiam que Raphinha manterá o bom desempenho da temporada anterior e que todos os outros atacantes podem crescer.

Os que dizem que se perdeu o gol expressam uma opinião que o Barça deve responder com trabalho coletivo para que isso não seja notado. E no início desta temporada, parece que será assim, com uma distribuição igual de gols entre os jogadores em campo.