A Fórmula 1, um dos campeonatos mais importantes do mundo teve um prejuízo milionário em suas receitas de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Em balanço anunciado pela entidade que organiza o tornio, a queda foi de 2,7% neste ano, faturando US$ 724 milhões no segundo trimestre, cerca de 12 milhões de dólares a menos.
Um dos motivos para a queda de faturamento é o cancelamento do Grande Prêmio da Emília-Romagna, em Imola, na Itália. No entanto, mesmo com a saída dessa etapa do calendário, outras receitas tiveram crescimento, como os valores de contratos, a promoção das procas e também as receitas de patrocínio.
Outra diminuição que teve foi na venda de direitos de mídia, já que tem uma corrida a menos comparado ao ano passado. Por outro lado, ouvi aumento das assinaturas da F1 TV, serviço de streaming da categoria, que acabou compensando a perca do valor de transmissão.
Mesmo com alguns números ruins, a Fórmula 1 ainda é um dos grandes esportes mundiais e atrai muitos fãs que gosta de altas velocidades. O presidente e diretor executivo da F1 falou sobre o crescimento digital e prometeu mudanças para a competição.
“A Fórmula 1 está aproveitando nosso momento de crescimento e nossos fãs estão se envolvendo com o esporte nas plataformas tradicionais, digitais e de mídia social. No próximo ano, sediaremos 24 corridas em todo o mundo, com provas mais próximas, o que beneficiará a eficiência das operações da F1 e de nossas equipes”, disse Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da F1.