A Globo, com o apoio da Amazon, fez uma oferta de R$ 2 bilhões para adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025, em um acordo que envolve a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a LFF (Liga Forte Futebol). No entanto, essa proposta só será mantida se as duas ligas chegarem a um acordo sobre a divisão do dinheiro. Caso contrário, a Globo negociará separadamente com cada uma delas.
O Flamengo, que articulou a “cláusula de estabilidade,” tem sido um obstáculo na busca por um acordo, uma vez que alguns clubes da Liga Forte Futebol buscam uma distribuição mais equitativa entre as agremiações. A Globo ofereceu R$ 1,1 bilhão para a Libra, que reúne os clubes com as maiores torcidas, enquanto a LFF, com times menores, ainda não recebeu uma proposta formal.
A Amazon se comprometeu a contribuir com cerca de 20% do valor oferecido pela Globo, além de ter direito a transmissões exclusivas em algumas rodadas.
Cléber Machado de volta ao Brasileirão?
O SBT também demonstrou interesse nos direitos de TV aberta, embora não tenha formalizado um acordo. O desejo da Libra é negociar todos os direitos com a Globo e Amazon, criando um grande bloco para todas as mídias, o que exclui outros players da negociação.
Até o momento, o SBT, juntamente com a Globo e Amazon, é a única empresa de comunicação que manifestou interesse no Campeonato Brasileiro para 2025. Outros grupos, como a Disney e a Warner Bros Discovery, consideram o investimento elevado em relação ao retorno esperado.
Vale lembrar que a emissora de Sílvio Santos contratou em definitivo o narrador Cléber Machado neste ano.