O Festival Brasileiro de Futebol foi uma competição amistosa de futebol organizada no ano de 1997, reunindo times que não se classificaram para a fase final do Campeonato Brasileiro daquele ano. O torneio foi organizado pela rede de televisão brasileira Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Os clubes participantes foram: Corinthians, São Paulo, Botafogo, Coritiba, Operário, Paraná, Vitória e o Centro de Futebol Zico Sociedade Esportiva, ou simplesmente CFZ do Rio, time fundado por Zico em 1996. O campeonato foi disputado com dois grupos; os dois vencedores dos grupos se classificavam para a final. Todas as partidas da primeira fase foram disputadas no estádio Morenão, no Mato Grosso do Sul.
O Grupo A foi formado por Coritiba, Vitória, São Paulo e CFZ do Rio. Já o Grupo B era composto por Botafogo, Operário, Paraná e Corinthians. De maneira invicta, Coxa e Botafogo lideraram seus respectivos grupos e se classificaram para a finalíssima.
A decisão foi realizada no Couto Pereira, já que o Coritiba teve um melhor desempenho na fase de grupos. No tempo normal, a partida terminou no placar de 3 a 3. Marquinhos, Rogério Barbosa e Basílio anotaram os gols da equipe paranaense, enquanto Jorge Luis (2x) e Sinval marcaram os tentos do Glorioso.
O confronto se dirigiu para a decisão nas penalidades, que teve o Coxa como vencedor por 7 a 6. Dimba e Robson desperdiçaram as cobranças que deram o título ao time da capital paranaense. Marquinhos, da equipe campeã, foi o artilheiro da competição com 5 gols. Foi a única edição da história do Festival Brasileiro de Futebol.