O Internacional anunciou que pretende realizar a compra em definitivo do zagueiro Vitão, de 22 anos, emprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia até julho de 2023. Inicialmente, o clube colorado apenas prorrogou o empréstimo até o meio do ano, através da medida da FIFA que liberava os atletas que atuam na Rússia na Ucrânia por conta da Guerra envolvendo os países.
Por outro lado, segundo informações do jornalista Lucas Dias, em seu canal de YouTube, o fato do Inter ter conseguido a medida pode ser um complicador para a negociação com os ucranianos. Os dirigentes do Shakhtar não teriam gostado da prorrogação do empréstimo, pois já teriam uma oferta de compra pelo zagueiro de uma outra equipe europeia.
Por conta da situação, o time ucraniano pode complicar as negociações para a venda em definitivo de Vitão para o Internacional, apurou o jornalista. O zagueiro está no elenco colorado desde o início do ano, e é titular do time de Mano Menezes. O Shakhtar também cedeu outro jogador ao Colorado nesta temporada, o meio-campista Alan Patrick. Porém, o meia rescindiu contrato com o time de Donetsk, e assinou até o fim de 2025.