No cenário esportivo mundial, a Copa do Mundo Feminina de 2023 arrebatou marcos históricos. Apesar da eliminação precoce da seleção brasileira, a competição conquistou um alcance total de 63,2 milhões de pessoas, somando as transmissões da TV Globo e Sportv, segundo dados do Ibope. E isso sem contemplar a audiência de outros players como CazéTV e FIFA+.
A TV Globo comemorou não só o grande alcance, mas também alguns recordes de audiência para a faixa horária da manhã. Nas partidas do Brasil contra Panamá e França, foram os maiores índices para segundas e sábados em 15 anos. A despedida da seleção, contra a Jamaica, bateu os recordes de audiência de manhãs de quartas-feiras em 21 anos.
A TV Globo também registrou liderança folgada na audiência durante as transmissões do futebol feminino em 2023, com 657% a mais de público que a segunda colocada. Em comemoração ao alcance, a emissora levou ao vivo para a TV aberta sete partidas do torneio.
A voz da maioria dos jogos foi a da narradora Renata Silveira, que conquistou destaque neste mundial, ao lado de Luis Roberto, que narrou uma partida. Os comentários foram feitos por Ana Thais Matos e Caio Ribeiro no estúdio da emissora.
Sportv faturou?
O canal Sportv também teve destaque nesta edição do mundial, exibindo todos os 34 jogos do pacote oferecido pela Globo. Com esta cobertura, conseguiu aumentar sua audiência média em 365% na faixa horária dos jogos, atingindo um índice de audiência 117% superior ao segundo colocado no ranking geral de TV por assinatura, o Viva, também da Globo.
A transmissão digital da Copa do Mundo Feminina de 2023 impactou expressivamente a plataforma Globoplay. A exibição dos jogos elevou a média de acesso ao site em 20%. Em comparação com o mundial feminino de 2019, o número de usuários aumentou seis vezes, evidenciando o crescente interesse pelo futebol feminino.
A conquista da Espanha na final também contribuiu para um aumento de seis vezes no número de horas assistidas em relação à decisão da edição anterior. Este marco na audiência representa um passo fundamental para a valorização do futebol feminino na mídia.