Você sabia que uma seleção pode mudar de nome? É isso mesmo que pode ocorrer após a disputa da Copa do Mundo Qatar 2022. A seleção de Gales pretende adotar o nome de sua língua local, Cymru. A informação foi dada pelo presidente da Associação de Futebol de Gales (FAW) e, segundo ele, “visa valorizar a língua e a cultura local”. A inpiração do páis vem da Turquia, que passou a competir internacionalmente sob o nome de Türkiye.
“O time sempre deveria ser chamado de Cymru, é assim que chamamos aqui”, afirmou o presidente da FAW, Mooney. “Nossa visão no momento é que domesticamente claramente chamamos Cymru. É assim que chamamos nossas seleções nacionais. Se você olhar nosso site, como falamos com a gente mesmo, somos muito Cymru”.
Outras seleções já mudaram de nome ou ainda pretendem fazê-lo
Outro país que pediu mudança na forma como seu nome é escrito é a Holanda. Isso porque essa tradução engloba apenas um pedaço do país, que tem como nome oficial Países Baixos (Nederland, no idioma original, ou Netherlands, em inglês). A República Tcheca também pediu para ser chamada pelo nome oficial do país, Tchéquia.
A FAW informou ainda que irá dialogar com entidades do futebol galês sobre a possível mudança de nome. De acordo com o jornal inglês “Guardian”, “já há conversas informais com a Uefa sobre o assunto.
“Você vê países como o Azerbaijão, Turquia e outros usando suas próprias línguas. Eles são muito fortes nisso e falamos com os turcos no sorteio da Euro 2024. Também tivemos discussões não oficiais a Uefa em cafés e diferentes eventos. Perguntamos como a Turquia fez isso e como outros países fizeram isso”, afirmou Mooney, que completou: “Perguntamos qual era a direção de viagem que eles fizeram. Por exemplo, há um movimento em direção a pessoas usando sua língua indígena? O que eu sei é que há um renascimento da língua galesa e um sentimento de grande orgulho no que fazemos com a cultura e a herança”.