Apesar da temporada positiva, o São Paulo deve promover várias mudanças em seu elenco para 2024. O técnico Dorival Júnior entende que o plantel tem um alto número de atletas e busca reduzir o tamanho do elenco em quase 40%.
Atualmente, o Tricolor do Morumbi conta com 43 jogadores no grupo. A ideia é diminuir esse número para algo entre 24 e 28 na próxima temporada. Dessa forma, pelo menos 15 atletas teriam que seguir sua carreira em outro clube.
Dos que tem contrato até o final de 2023, apenas dois devem continuar. É o caso de Lucas e Caio Paulista. Já outros seis, como Felipe Alves, Walce, David, Erison, Marcos Paulo e Alexandre Pato devem ficar livre no mercado.
Já por parte dos jogadores que ainda tem vínculo, os laterais-direitos Raí Ramos e Nathan Mendes, o lateral-esquerdo Welington, o zagueiro Matheus Belém, os volantes Jhegson Méndez, Talles Costa e Negrucci, os meias Rodriguinho, Pedro Vilhena e William Gomes e os atacantes Caio Matheus, Talles Wander e Henrique Carmo aparecem como os principais cotados para sair.
Vale lembrar que esse número total de jogadores não leva em consideração os goleiros, ou seja, são 43 atletas de linha. A contagem, por outro lado, incluí alguns que também fazem parte da base e o atacante Erick, que tem acordo para defender o São Paulo em 2024.
Os jogadores de linha do São Paulo
- Laterais (9): Rafinha, Nathan Mendes, Raí Ramos, Igor Vinicius, João Moreira, Welington, Caio Paulista e Patryck Lanza;
- Zagueiros (7): Arboleda, Beraldo, Alan Franco, Diego Costa, Matheus Belém, Ferraresi e Walce;
- Volantes (7): Pablo Maia, Luan, Alisson, Gabriel Neves, Negrucci, Jhegson Mendéz e Talles Costa;
- Meias (7): Nestor, James, Michel Araujo, Galoppo, Rodriguinho, Pedro Vilhena e William Gomes;
- Atacantes (12): Calleri, Luciano, Lucas, Juan, Pato, Erison, Wellington Rato, David, Marcos Paulo, Erick*, Caio Matheus, Talles Wander e Henrique Carmo