São Paulo campeão mundial em 2005: elenco completo

O São Paulo vivia uma seca de títulos importantes e derrotas traumáticas em campeonatos estaduais, nacionais e sulamericanos. Em 2005, algo diferente estava para acontecer. Com a chegada de Paulo Autuori, o time tinha figuras que se tornaram históricas no clube.

O uruguaio Diego Lugano (o “zagueiro do presidente”, criticado pela imprensa por ser “brucutu” e sem técnica, mas que calou os críticos e hoje é indiscutível). A dupla de volantes Josué e Mineiro (o autor do gol do título mundial), unanimidade na época como a melhor do futebol brasileiro. As alas tinham a vitalidade e juventude de Cicinho (que foi para a Copa de 2006), mais a experiência e toda a técnica de um dos melhores laterais esquerdos da história do Brasil, o campeão mundial Junior.

O meio-campo era ritmado por Danilo. O “Zidanilo”, como era chamado pela torcida tricolor, ponto de equilíbrio pro time e desequilíbrio contra os adversários. De fala mansa, calma, e futebol muito bem jogado, o meia era o cérebro da estrutura tricolor em 2005, fazendo gols importantíssimos e chamando a responsabilidade nos momentos mais tensos da temporada.

O ataque teve uma profusão de talentos e nomes que marcaram a história do futebol brasileiro, durante o ano até chegar no Mundial: se na Libertadores, a dupla era Amoroso e Luizão, no Mundial a dupla era formada por Amoroso e Aloísio Chulapa (que havia enfrentado o clube na final Libertadores, pelo Athletico/PR). Aloísio, um “tanque” e de muita competência ao segurar a bola no ataque e construir espaços para os meias e atacantes, foi preponderante para o título são paulino: é dele o passe, de cobertura, para a finalização certeira de Mineiro, no canto do goleiro Jerzy Dudek, do Liverpool/ING, para a alegria dos milhões de são paulinos no Brasil e no mundo.

E claro, Rogério Ceni no gol, que defendeu tudo na partida contra o Liverpool. O goleiro já era ídolo do clube, mas ainda faltavam taças, a da Libertadores tinha chegado meses antes e a do Mundial consolidou a posição daquele que nos anos seguintes virou o maior nome da história do clube.

Elenco completo do São Paulo em 2005

  • Goleiros: Roger, Flávio, Mateus, Rogério Ceni
  • Laterais direitos: Cicinho
  • Laterais esquerdos: Júnior, Fabio Santos
  • Zagueiros: Diego Lugano, Rodrigo, Edcarlos, Fabão, Alex Bruno
  • Volantes: Renan Teixeira, Denilson, Mineiro, Josué, Daniel Rossi, Jean, Davi, Cesar Sampaio, Ale, Arthur, Marcelo Saragosa
  • Meias: Leandro Bonfim, Souza, Hernanes, Danilo, Marco Antônio, Chumbinho, Valber
  • Atacantes: Thiago Ribeiro, Amoroso, Christian, Aloísio Chulapa, Diego Tardelli