Definitivamente a temporada não começou bem para o Santos. Após um início bastante irregular, a equipe não conseguiu emplacar uma sequência positiva de jogos, perdeu jogos importantes em momentos cruciais e, neste domingo (5), não conseguiu uma das vagas à próxima fase do Campeonato Paulista e deu adeus precocemente à competição.
O Peixe não conseguiu fazer o necessário para triunfar sobre o Ituano e não vai prosseguir no Campeonato Paulista. De forma perigosa, a péssima campanha do time no estadual pode refletir na trajetória nacional da próxima temporada.
A partir de 2024, as vagas da Copa do Brasil serão preenchidas com mais acessos via campeonato estadual. Como o Peixe não ficou entre os primeiros seis colocados da competição, perdeu uma grande chance de ingressar no torneio.
Por conta disso, para estar na milionária competição nacional, sobraram apenas duas formas de acesso para a competição. Uma delas é pela Copa Paulista, campeonato em que o vencedor tem entrada para a Copa do Brasil. O Santos não participa desse torneio desde 2021 e, na época, o clube utilizou o time B e foi eliminado na primeira fase.
Outra forma de ingressar na copa é conseguir uma vaga na Libertadores. Seja por conquista da Copa do Brasil, Sul-Americana ou vagas presentes na Série A do Campeonato Brasileiro.
Dessa forma, o Peixe não pode desperdiçar oportunidades que aparecerem durante a temporada. Portanto, vencer o Iguatu-CE, na próxima quinta-feira (9), pela Copa do Brasil, é essencial.
A partir de 2024, os participantes da Copa do Brasil serão definidos da seguinte forma. O que o Santos precisa fazer?
– 12 vagas para clubes classificados para a Copa Libertadores, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B e clubes complementares do Campeonato Brasileiro de 2023, respeitando a ordem de classificação final.
– 80 vagas para clubes classificados nas competições estaduais. O estado de São Paulo terá direito a seis vagas, sendo cinco para o Paulistão e uma para o campeão da Copa Paulista.