O Santos vive um momento muito difícil na temporada e com o mercado aberto, tenta buscar soluções para sair dessa crise. O nome da vez é o zagueiro costarriquenho Juan Pablo Vargas, de 28 anos, que esteve presente na última Copa do Mundo. O jogador atua no Millionarios da Colômbia e está com negociações avançadas para defender o Peixe para o restante da temporada.
Capitão do Millionários, o zgueiro se destaca bastante também com seu poderio ofensivo aéreo. O jogador marcou cinco gols em 51 jogos somando partidas pelo Milionários e pela Seleção da Costa Rica, além de conseguir 85% dos duelos aéreos ganhos.
O jogador tem contratao com o clube colombiano até o fim da temporada e já pode assinar um pré-contrato com qualquer time, mas o Santos negocia para trazer o jogador ainda nesta janela. Além de Vargas, o Peixe também quer trazer o zagueiro Junior Alonso, do Krasnodar (Rússia) e João Basso, do Arouca (POR) para reforçar seu sistema defensivo.
Junior Alonso tem contrato com os russos até o mês de junho de 2025. Com o interesse no futebol do paraguaio, o Peixe enviou proposta oficial ao Krasnodar para fechar a contratação. Por conta do tempo de vínculo que ainda resta entre as partes, a negociação não é encarada como fácil pelos dirigentes.
Já o zagueiro João Basso fez uma boa temporada pelo Arouca e despertou o interesse de outros clubes, além da Raposa. Formado nas categorias de base do Paraná, o atleta ainda defendeu o Estoril Praia e Real SC, em Portugal, além do Arouca. Além do Santos, o Cruzeiro também é um dos clubes que tentam a contratação do zagueiro.