Apesar de figurar próximo a zona de rebaixamento por quase todo o Campeonato Brasileiro, o Santos não deixou de ter boas valências em seu sistema defensivo. Um dos destaques do Peixe é o zagueiro Joaquim, vice-líder em duelos aéreos no segundo turno da competição.
Segundo dados do portal “Sofascore”, o jogador aparece atrás apenas de Pablo Vegetti. No total, o defensor ganhou 60 duelos e o argentino, 66. Deyverson, com 56, e Gustavo Gómez, com 46, completam o ranking dos melhores nesse quesito.
Levou um tempo para Joaquim ‘engrenar’. Após começar bem, o zagueiro teve uma queda de produção no tempo entre a saída de Odair Hellmann e a efetivação de Marcelo Fernandes. Com o novo comandante, virou peça importante nas jogadas de bola parada ensaiada e, assim, deu pontos fundamentais a equipe do litoral paulista na briga contra o Z-4.
O zagueiro chegou ao Santos após ter destaque no Cuiabá. O jogador foi um dos pilares no sistema defensivo da equipe, que conseguiu se livrar do rebaixamento sem sofrimento. Com isso, chamou a atenção da diretoria do Peixe, que o contratou no começo deste ano. Ao total, já são 36 partidas pelo Alvinegro Praiano, com seis participações em gols.
Os próximos compromissos do Santos
Em pausa para a data Fifa, o Santos volta a campo apenas daqui a dez dias, diante do Botafogo, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos. O Peixe é o 14º colocado do Campeonato Brasileiro com 42 pontos. Uma vitória faz com que a equipe atinja a pontuação mágica para se livrar de um descenso que seria inédito em sua história.