Santos ganha reforço para o meio após dois meses na fila de espera

Ainda no início da temporada de 2025, Zé Rafael chegou ao Santos, sendo anunciado como um dos grandes nomes para o elenco. No entanto, bem diferente do que era esperado, só agora o profissional começa a ver de perto a chance de vestir, de fato, a camisa do Peixe pela primeira vez. Os torcedores acompanham as possibilidades de perto e entendem a importância da presença do atleta.

Aos 31 anos, o meio-campista passou por momentos difíceis. Em fevereiro, ele precisou ser submetido a uma cirurgia por conta de uma espondilolistese, problema na região lombar que o fazia conviver com dores constantes e perda de mobilidade. Durante o tempo no Palmeiras, atuou mesmo sem estar 100%, o que inevitavelmente impactou seu rendimento.

“Joguei, na verdade, o ano todo com muita dor [ainda pelo Palmeiras], consequentemente limitado e, obviamente, você acaba perdendo rendimento, porque nesse nível que a gente joga, estando a 100%, o nível já é difícil de competir, agora quando você está abaixo dos adversários, complica”, disse. Agora, vai em busca da sequência positiva.

Zé Rafael determina treinos específicos no Santos

Em um primeiro momento, o plano era evitar a cirurgia. No entanto, ao passar do tempo, o próprio Zé Rafael decidiu encarar o procedimento como a melhor saída para voltar ao seu melhor futebol. Desde então, vem encarando uma rotina intensa de recuperação, com treinos específicos no CT do Santos, passando por exercícios na água, no solo e com cargas.

Livre das dores, ele já começa a ser visto como uma alternativa viável para o técnico Pedro Caixinha nas próximas competições. O Santos, chegando após a Série B do Campeonato Brasileiro, carrega importante missão na temporada de 2025. A proximidade do Z-4 já não parece uma possibilidade ao time. A presença de Neymar também aumenta as expectativas.