O Santos segue sua luta para não cair no Brasileirão, algo que se tornou recorrente nas últimas temporadas. Nesta temporada, o clube viveu uma sequência parecida com 2021, quando lutou até as rodadas finais para evitar uma inédita queda a segunda divisão nacional.
Na ocasião, o Peixe teve um duelo contra o Grêmio, na Vila Belmiro, onde também venceu, mas por 1 a 0. Após isso, encarou o Atlético-MG, em Minas Gerais, e também perdeu, só que por 3 a 1. Já em 2023, a equipe da Vila Belmiro também enfrentou o Tricolor e o Galo com a mesma sequência de mandos. Bateu o time gaúcho por 2 a 1 e perdeu para os mineiros por 2 a 0.
Há dois anos, o Santos conseguiu se escapar da queda após flertar quase o ano todo com a zona de rebaixamento. A equipe ficou em 10º lugar com 50 pontos, sete acima do Grêmio, que amargou a terceira queda.
Já na atual temporada, o time do litoral paulista vive uma situação um pouco mais complicada. Atualmente, é o 17º colocado com 21 pontos em 22 jogos, um atrás do Bahia, que é o último time fora do Z-4. A perspectiva, no entanto, de recuperação não é das melhores, afinal, o Peixe sequer consegue vencer seus adversários diretos. Na última rodada, perdeu para o América-MG por 2 a 0.
Agora, o Santos terá dez dias para colocar tudo nos eixos e tentar começar uma retomada. A equipe volta a campo apenas no próximo dia 14, quinta-feira, às 19h (de Brasília), diante do Cruzeiro, na Vila Belmiro.