O Santa Cruz vive um momento delicado em sua história. O clube que disputou a série A do campeonato brasileiro em 2016 pode ficar fora de uma competição nacional em 2024.
O Santinha foi rebaixado na série D após derrota para o Iguatu no último domingo (23) pela última rodada do campeonato.
Situação do Santa Cruz
Com a queda na série D, o Santa Cruz pode não disputar nenhuma divisão do campeonato brasileiro em 2024. E a situação pode ficar ainda pior se não conseguir uma vaga na Copa do Brasil.
Para isso, a equipe pernambucana terá que torcer para o Retrô-PE conseguir o acesso para a série C do campeonato brasileiro. Essa é a única chance do time voltar à série D.
Caso contrário, será a primeira vez desde a adoção do sistema de acesso e rebaixamento no campeonato brasileiros, em 1988, que o Santa Cruz vai ficar sem divisão. Isso geraria um impacto sem precedentes para o clube.
No atual cenário, o Santinha tem apenas 13 jogos garantidos no calendário de 2024: 12 pelo campeonato estadual e um pelo pré-nordestão. O número é semelhante ao do calendários das categorias de base do clube.
Danny Morais, ex-jogador do Santa Cruz, comentou sobre os prejuízos que a falta de uma competição nacional causaria na administração e montagem do time.
Jogador não vai querer vir. Imagina um outro cenário… De uma SAF, algo um pouco mais organizado, o cara vem, visando outras coisas. Talvez seja um outro atrativo, porque talvez seja cada vez mais difícil de montar um elenco. Tem que ter um fato novo. Se não a mão de obra vai ser ruim, os processos não vão melhorar”, explicou