Salvio Spinola não se cala e fala o que faltou para Wilton Pereira marcar pênalti a favor do Grêmio

Nesta terça-feira (19), a CBF reconheceu o erro da arbitragem na não marcação do pênalti de Yuri Alberto no final do duelo entre Grêmio e Corinthians, que terminou em um empate por 4 a 4. Salvio Spinola, ex-árbitro e comentarista, criticou a atuação do VAR e do árbitro Wilton Pereira Sampaio no lance.

“A palavra é forte: coragem. Você quando apita jogo no exterior, são só jogos técnicos, não precisa muito do árbitro ter coragem. O Wilton se deparou ontem com um lance decisivo, um pênalti aos 45 minutos com o jogo 4 a 4. […] É mais fácil apitar Copa do Mundo ou na Europa, onde o ambiente e o comportamento do jogador não exigem muito na parte disciplinar, exigem na parte técnica”, afirmou.

A Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os árbitros envolvidos na não marcação do pênalti a favor do Grêmio no jogo contra o Corinthians, que terminou empatado em 4 a 4 pelo Brasileirão. Isso inclui o árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio, e o VAR, Emerson de Almeida Ferreira.

Eles serão submetidos ao Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA), onde passarão por treinamentos teóricos e práticos para evitar erros semelhantes. Durante esse período de preparação, os árbitros não serão escalados para partidas.

“Isso é pênalti em qualquer lugar do mundo. O ambiente é o entorno do jogo, o local, a tomada de decisão grande. Não é uma falta, um lateral, é uma grande tomada de decisão. Isso precisa ser treinado nos árbitros brasileiros: tem que ter coragem de tomar uma decisão contrária ao ambiente. É chover no molhado, em qualquer lugar do mundo isso é pênalti”, completou Salvio.