O recém-nomeado técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, está programado para divulgar sua primeira lista de convocados em 1º de março, visando os amistosos contra Inglaterra e Espanha nos dias 23 e 26 do mesmo mês, na Europa. A expectativa está centrada na convocação de jogadores da Série A do Brasileirão.
Na última convocação realizada por Fernando Diniz em novembro do ano passado, para os confrontos contra Colômbia e Argentina nas Eliminatórias da Copa do Mundo, seis jogadores da Série A de 2023 foram selecionados entre os 23 convocados.
Entre eles estavam o goleiro Lucas Perri (Botafogo), o zagueiro Nino (Fluminense), o volante André (Fluminense), o meia Raphael Veiga (Palmeiras), e os atacantes Endrick (Palmeiras) e Paulinho (Atlético-MG). No entanto, Perri e Nino transferiram-se para o exterior no início de 2024, assinando com o Lyon-FRA e o Zenit-RUS, respectivamente.
Os quatro jogadores restantes, que permanecem atuando na Série A do Brasileirão, podem figurar na próxima convocação da seleção brasileira. Possíveis candidatos incluem o zagueiro Murilo e o meio-campista Zé Rafael do Palmeiras, bem como os atacantes Pedro do Flamengo e Hulk do Atlético-MG.
Dorival Júnior, durante sua apresentação como técnico, prometeu convocar jogadores que estejam atuando na Série A do Brasileirão, destacando o elevado nível de competitividade do torneio de pontos corridos.
O novo treinador da Amarelinha ressaltou a importância de reconhecer a dificuldade e a intensidade do campeonato brasileiro em comparação com outros torneios internacionais. “Eles têm que saber que disputam um dos campeonatos mais difíceis e disputados do mundo”, afirmou Dorival.