Com o anúncio da saída de Jordi Alba, o goleiro alemão Marc André Ter Stegen torna-se o último remanescente do elenco que conquistou a Liga dos Campeões em 2015 pelo Barcelona. Naquela ocasião, o clube catalão venceu a Juventus e fechou uma temporada espetacular com três títulos: La Liga, Copa del Rey e a Champions League.
Sergi Roberto também fazia parte daquele elenco vitorioso, porém, não atuou na final de Berlim. Assim, Ter Stegen é o único jogador em atividade no Barcelona que entrou em campo naquela partida histórica. No confronto, estavam presentes nomes como Dani Alves, Piqué, Mascherano, Jordi Alba, Rakitic, Busquets, Iniesta, Messi, Suárez e Neymar. Além desses titulares, Xavi, Mathieu e Pedro também entraram como substitutos.
Quem serão os novos capitães do Barcelona?
Outro ponto importante relacionado à saída de Jordi Alba é a reestruturação do grupo de capitães do time. No início da temporada 2022-2023, Busquets, Jordi Alba, Ter Stegen e Piqué foram escolhidos como capitães. Com a saída de Piqué e agora Alba, terá que ocorrer mudanças nesse grupo de líderes dentro do elenco.
De Jong, o próximo capitão do time?
Durante o jogo contra o Valladolid, o meio-campista holandês Frenkie De Jong usou a braçadeira de capitão na segunda etapa da partida. Diante dessa situação, o jogador pode ser oficialmente incluído no grupo de capitães do Barcelona para a próxima temporada. Porém, a decisão dependerá dos dirigentes do clube e da comissão técnica liderada pelo técnico Xavi Hernández.
Assim, o Barcelona passa por um processo de renovação em seu elenco e na liderança. A saída de Jordi Alba, após onze temporadas no clube, representa um marco nesse processo. Contudo, a presença de Ter Stegen no gol e a possível ascensão de De Jong como líder do time, aliados a outras contratações pontuais para o elenco, podem ajudar o Barça a iniciar uma nova era de conquistas e retomar a hegemonia no cenário do futebol europeu e mundial.