Um estudo do Observatório do Futebol colocou o Benfica no topo das academias mais lucrativas do mundo nos últimos dez anos. O clube português arrecadou 516 milhões de euros com a transferência de jogadores formados na sua academia. Este valor representa jogadores que passaram pelo menos três temporadas no clube entre os 15 e 21 anos.
Os clubes Ajax e Lyon completam o pódio deste ranking, com valores de 376 milhões e 370 milhões de euros, respectivamente. Assim como o Benfica, a maior parte das receitas do Ajax foi gerada nos últimos cinco anos, que representa 66% do valor total arrecadado. No caso do Lyon, a inflação dos preços de transferência fez com que este percentual fosse menor, de 50%.
Dentro do top-10 desta lista, encontra-se outro clube português, o Sporting, na 7ª posição, com 306 milhões de euros arrecadados. Já o FC Porto, um dos mais tradicionais do país, aparece na 15ª posição, com um total de 221 milhões de euros.
Clubes fora da Europa
Em relação aos clubes fora da Europa, destaca-se o Flamengo, que ocupa a 13ª posição com 228 milhões de euros, e o River Plate, da Argentina, que fica logo a seguir na 14ª posição, com 223 milhões de euros.
Ter uma academia lucrativa é um grande diferencial para os clubes de futebol. Ela não só representa uma fonte de renda com a transferência de jogadores, mas também uma oportunidade de formar atletas que possam integrar a equipe principal. O desempenho do Benfica neste ranking mostra que o investimento no desenvolvimento de jovens jogadores pode gerar retornos significativos, além de contribuir para o sucesso desportivo do clube.