Saiba do que o América-MG precisa para fugir do rebaixamento
A temporada de 2023 segue a todo vapor para os clubes brasileiros, mas com a reta final do Campeonato Brasileiro, as equipes já iniciam as “contas” para atingirem seus objetivos. Não é diferente para o América-MG, o último clube da tabela, que ainda tenta se livrar do quarto rebaixamento na Série A, de toda a sua história.
Na última quarta-feira (18), o América-MG recebeu o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, pela 27ª rodada. Contudo, o resultado não se provou surpreendente, com uma derrota em 2 a 1 para o visitante. Com o placar, a equipe alviverde alcançou 99,57% de chances de atingir um novo rebaixamento, como informa o Departamento de Matemática da UFMG.
Ainda de acordo com dados da UFMG, a chance de cair para a Segunda Divisão, é menor que 1% quando uma equipe alcança 47 pontos. Assim, para escapar de uma nova decepção em sua história, o América teria que buscar 29 pontos dos 33 que ainda serão disputados, realizando uma virada de chave histórica, com uma campanha praticamente impecável.
América-MG pode buscar a “marca da salvação”
Caso complete 45 pontos, já considerados por diversos clubes como a “marca da salvação”, a chance de queda é de 9,7%. Ainda assim, a vida não é fácil para o Coelho, que teria que buscar 27 pontos até o final do Campeonato Brasileiro. Em 27 jogos do torneio na temporada, o América-MG completa a atuação como lanterna, somando 18 pontos e quatro vitórias.
Para que o campeonato chegue ao fim, as equipes da Série A ainda terão que disputar 11 partidas. Vale ressaltar que o primeiro clube de fora da zona de rebaixamento é o Vasco da Gama, equipe que acumula 30 pontos, 12 pontos que o último colocado, algo que deixa a trajetória do América-MG ainda mais preocupante ao restante do ano. Santos e Goiás também acumulam 30 pontos.