Entidades mantém sanções que impedem que times e seleção da Rússia disputem competições como a Champions, Eurocopa e Copa do Mundo.
A UEFA publicou nesta segunda-feira (2), mais um pacote com punições à Rússia em razão da guerra na Ucrânia. Dessa forma, os clubes russos estão fora da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
Sendo assim, o Zenit, que foi campeão nacional na último fim de semana não disputará nenhuma competição internacional na próxima temporada.
A seleção nacional também é afetada e não irá disputar a Liga das Nações e automaticamente será rebaixada a Liga C da competição. Além disso, a seleção feminina da Rússia foi eliminada da Eurocopa desse ano, com Portugal entrando em seu lugar.
As russas já haviam ficado sem disputar duas partidas válidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de 2023. Dessa forma, também estão fora do mundial.
Por fim, o comitê da UEFA também considerou que a candidatura do país para ser sede da Eurocopa em 2028 ou 2032 não será elegível.
Copa do Mundo começa em novembro
Com previsão para começar no dia 21/11, o torneio de maior prestígio do futebol mundial ainda tem três vagas em aberto. Além dos play-offs de repescagem intercontinental, resta a chave da Ucrânia, que não conseguiu reunir sua seleção em razão do conflito armado que ocorre no país.
Com isso, a seleção ucraniana teve sua partida com a Escócia adiada e o jogo deve ocorrer no dia 01 de junho. O vencedor enfrenta o País de Gales por uma vaga no torneio.