Rússia quer recorrer sobre eliminação da Copa do Mundo de 2022

Após ser desclassificada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a Federação Russa de Futebol (RFS) se prepara para recorrer do banimento imposto pela FIFA.

Para isso, a RFS deve ir à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Em um comunicado nesta quinta-feira (3), a federação entende que as entidades desrespeitaram o fair play por pressão dos adversários no torneio classificatório para o Mundial.

“A RFS acredita que a Fifa e a Uefa, ao decidirem sobre o afastamento das equipes russas, não tinham base legal. Violou os direitos fundamentais da RFS como membro da Fifa e da Uefa. A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play”

Além da eliminação nas eliminatórias, o Spartak Moscow, único clube russo que ainda disputava uma competição europeia, foi desclassificado da Europa League. A federação de futebol da Rússia também alegou não ter o direito a uma defesa.

“A União Russa de Futebol também não teve o direito de apresentar sua posição, o que violou o direito fundamental de defesa. Além disso, ao tomar decisões, Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos”

Além da Rússia, que foi eliminada das Eliminatórias da Copa do Mundo, a Belarus também deve sofrer sansões

A Belarus ou Bielorrússia, que se declarou aliada do país governado por Vladmir Putin na guerra contra a Ucrânia, também deve sofrer punições da FIFA.

Mesmo já fora das Eliminatórias para a Copa do Mundo, a entidade máxima acredita que pode haver boicote por parte de seus adversários na Nations League, que tem previsão para começar em junho. Com isso, a tendência é que o país sofra sansões parecidas com que a Rússia sofreu.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.