Um grupo de 58 conselheiros de diferentes grupos políticos do Santos protocolou um pedido de esclarecimento na secretaria do Conselho Deliberativo em relação à tentativa do presidente Andres Rueda de adiantar R$ 30 milhões de receitas de 2024.
Esta solicitação surge após o presidente ter requisitado ao Conselho Fiscal a antecipação das cotas do Campeonato Paulista do próximo ano. Apesar do Conselho Fiscal já ter aprovado esse adiantamento, devido às eleições presidenciais marcadas para dezembro, o assunto também requer aprovação do Conselho Deliberativo.
Andres Rueda declarou em entrevista que quitou a dívida que tinha consigo mesmo e ofereceu um desconto de R$ 5 milhões para liquidar o valor pendente. Em relação ao empréstimo, ele justificou que o Conselho Fiscal recomendou o pagamento, uma vez que a taxa de juros era menor do que a Selic no Funding do Banco Safra. Quanto às luvas da Brax, o Santos já as utilizou para fins de fluxo de caixa.
O pedido de esclarecimentos visa a obtenção de informações para uma votação adequada no Conselho Deliberativo, não com o objetivo de bloquear a antecipação, se necessária para o clube. Os conselheiros aguardam que o documento seja encaminhado ao Comitê de Gestão para esclarecimentos antes da votação.
Juca Kfouri não mede palavras e fala o que precisa para o Santos escapar do rebaixamento
No domingo, o Santos sofreu uma derrota pesada para o Internacional, com um placar de 7 a 1. O revés, além de ser humilhante, colocou o Peixe em uma situação complicada na tabela do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o alvinegro praiano ocupa a 18ª posição na competição, somando apenas 30 pontos.
O jornalista e colunista Juca Kfouri enfatizou que o Santos precisa de um verdadeiro “milagre” para evitar seu primeiro rebaixamento na história do Campeonato Brasileiro. Ele iniciou dizendo: “Será surpreendente se o Santos evitar a queda.”