Os Estados Unidos estão longe de ser a principal referência mundial quando o assunto é futebol. No entanto, isso não os impediu de contar com estádios incríveis, tanto em termos de tecnologia quanto de estrutura, que pudessem sediar partidas desse esporte de alto nível. E um dos maiores, e mais significativos, certamente é o Rose Bowl Stadium.
Inaugurado no primeiro dia de 1923, o Rose Bowl Stadium é considerado um marco histórico dos EUA e da engenharia civil como um todo. Ele foi projetado pelo arquiteto Myron Hunt, que se inspirou em um outro estádio norte-americano para compor o seu desenho: o Yale Bowl.
Inicialmente, o estádio possuía o formato de ferradura, quase como um “u” de cabeça para baixo. No entanto, com o passar dos anos, ele foi recebendo diversas reformas e expansões. No fim das contas, se tornou uma bacia – o que, inclusive, é indicado no seu próprio nome (Bowl).
Apesar de hoje em dia ser encarado como um grande estádio de futebol (ou soccer, como os estadunidenses costumam chamar) nos Estados Unidos, a situação nem sempre foi essa. Na verdade, por muitos anos o Rose Bowl Stadium era palco de partidas de futebol americano, algo que perdura até os dias de hoje.
Rose Bowl Stadium: palco de múltiplos esportes
A partida de inauguração do Rose Bowl Stadium foi justamente de futebol americano. Na ocasião, a Pennsylvania State University (também conhecida como Penn State) e a University of Southern California (também chamada de USC) se enfrentaram naquele que marcaria uma era de jogos universitários no local.
O nome do estádio, inclusive, também é uma homenagem ao chamado “Rose Bowl Game”. Trata-se do mais antigo campeonato de futebol universitário dos Estados Unidos, o qual é disputado todos os anos desde 1916. O campeonato, inclusive, já revelou grandes estrelas do esporte.
Além disso, desde a década de 1982, o Rose Bowl Stadium é tido como a base do Bruins, equipe de futebol americano da Universidade da Califórnia. Mas, como já citado anteriormente, esse não é o único esporte que impera no local. O nosso tradicional futebol também tem o seu espaço no estádio norte-americano.
O Rose Bowl Stadium já foi palco de diversos confrontos no âmbito do futebol. Por um tempo, inclusive, foi a casa do Los Angeles Galaxy, uma das principais equipes dos Estados Unidos. Mais do que isso, também foi utilizado em Copas do Mundo e até mesmo nos Jogos Olímpicos – uma verdadeira casa dos esportes.
Grandes jogos já disputados no Rose Bowl Stadium
Além de ter sido palco do Super Bowl, a decisão da NFL (National Football League) em diversas oportunidades, o Rose Bowl Stadium também sediou importantes jogos de Copa do Mundo. Grandes e decisivas partidas do maior torneio de futebol de todos os tempos foram disputadas no local, em 1994 (no masculino) e em 1999 (no feminino).
Jogos como Colômbia e Romênia, Camarões e Suécia, Estados Unidos e Colômbia, Estados Unidos e Romênia e Romênia e Argentina, pela Copa de 94, foram disputados no estádio. No entanto, o melhor começou justamente na fase eliminatória, mata-mata, do Mundial de Seleções.
Partidas como Brasil e Suécia, Suécia e Bulgária e Brasil x Itália, a final da Copa do Mundo de 1994, ocorreram em pleno Rose Bowl Stadium. O estádio, hoje em dia, é visto como uma referência no país para a disputa do esporte – muito por conta de ter sido a sede da final do Mundial.
Grandes jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1999 também aconteceram no estádio. Alemanha x Itália, Coreia do Norte x Nigéria, Brasil x Noruega e Estados Unidos x China foram disputados lá.
Detalhes e curiosidades sobre o Rose Bowl Stadium
Designado como uma estrutura do Registro Nacional de Lugares Históricos, o Rose Bowl Stadium tem, atualmente, capacidade oficial de 92.542 espectadores. Isso não impediu, no entanto, que em 1994, durante a final da Copa do Mundo, o estádio contasse com mais de 94 mil pessoas assistindo a partida entre Brasil e Itália.
Uma curiosidade interessante do Rose Bowl Stadium é justamente a origem de seu nome. Apesar de também ter relação com a competição universitária de futebol universitário, a sua nomenclatura é em homenagem às mais de 100 variedades de rosas (Rose) que estão plantadas no entorno do estádio.
Vale ressaltar ainda que o estádio não é palco somente de eventos como NFL, Copa do Mundo e Olimpíadas. Na verdade, muitos shows de grandes dimensões também ocorreram no Rose Bowl Stadium.