Ronaldo não quer mais saber de comprar times e pode assumir a CBF em 2025

O ex-jogador Ronaldo Nazário está interessado em assumir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2025. De acordo com o portal Lance, o empresário pretende trazer o técnico Pep Guardiola para o comando da Seleção do Brasil. A intenção é de que ele concorra para a eleição do ano que vem, sendo adversário direto de Ednaldo Rodrigues.

O mandato de Ednaldo Rodrigues encerra em março de 2026. O pleito, no entanto, ocorre um ano antes, em 2025, e o atual presidente pretende se reeleger. Ronaldo Nazário, então, estaria se movimentando para que possa formar uma chapa. O Diário Sport, da Espanha, divulgou detalhes sobre a candidatura do ex-jogador de futebol.

“O Fenômeno, desde a época como jogador de futebol, foi tecendo uma rede de contatos na elite empresarial, social, política e até nas altas esferas judiciais, que agora irá ativar, juntamente com seu carisma e legado como um dos melhores jogadores de futebol da história, para divulgar sua candidatura à presidência”, divulgou a reportagem.

Ronaldo é o dono do Valladolid, da Espanha, e foi proprietário da SAF do Cruzeiro até este ano. Ele nunca escondeu o desejo de ajudar a CBF. Desta forma, é possível que coloque seus interesses em prática para que possa assumir a entidade em 2026.

Ronaldo terá longo caminho para assumir a CBF

No entanto, caso pretenda assumir como presidente da CBF, Ronaldo Fenômeno precisará superar uma importante barreira nos bastidores. Isso porque precisa do apoio de quatro federações estaduais e de quatro clubes das Séries A ou B para que possa inscrever uma chapa. Caso tenha sucesso, precisará convencer o colégio eleitoral para vencer.

O colégio eleitoral é formado pelas 27 federações estaduais e pelos 40 clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro. Os votos, no entanto, tem pesos diferentes: os de cartolas de federações valem 3 pontos, cada; os 20 clubes da Série A têm peso 2, cada; e os da Série B, peso 1, cada.