O Real Valladolid, da Espanha, clube que tem Ronaldo Fenômeno como acionista majoritário, acertou a contratação em definitivo do atacante Gonzalo Plata.
O anunciou ocorreu nesta segunda-feira (11). A transferência rendeu cerca de 3 milhões de euros aos cofres do Sporting Lisboa, de Portugal, que detinha o seu passe. O equatoriano assina um contrato válido até 2027.
Em suas redes sociais, o time espanhol publicou, também nesta segunda-feira, um vídeo do jogador, de 21 anos, afirmando que desejava ficar em definitivo.
O jogador representa o quatro reforço para a próxima temporada, se juntando ao goleiro Sergio Asenjo, ex-Villarreal, o meia Monchu, que estava no Granada e ao ponta Iván Sánchez, que defendeu o Birmingham, da Inglaterra.
O Real Valladolid, de Ronaldo Fenômeno, retornou a La Liga e Plata foi peça importante; veja os números
O atacante surgiu nas categorias de base do Independiente del Valle, mas pouco atuou em seu clube de origem antes de ser contratado pelo Sporting, na temporada 2018/19.
Após transitar no time sub-23 dos Leões, Plata foi promovido ao time principal. Na temporada seguinte, teve mais algumas oportunidades, mas não chegou a agradar e acabou sendo emprestado.
De acordo com números do site oGol, especialista em estatísticas do mundo da bola, o equatoriano esteve em campo em 31 jogos na última temporada (21/22), marcou seis gols e concedeu cinco assistências.
Os números ajudaram o Real Valladolid a ficar na vice-liderança da segunda divisão nacional, o que culminou no acesso para a La Liga de 22/23. Na campanha foram 24 vitórias, nove empates e nove derrotas, totalizando 81 pontos.