Após mais de 20 dias do encerramento do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno anunciou oficialmente as primeiras baixas em seu elenco de 2023, despedindo-se de cinco atleta: goleiro Gabriel Mesquita, do zagueiro Luciano Castán, do meia Nikão e do atacante Bruno Rodrigues.
Todos esses jogadores citados tinham contratos válidos apenas até o final do ano. Gabriel Mesquita e Luciano Castán, agora livres no mercado, foram contratados por Operário-PR e Sport, respectivamente.O meia Nikão, por sua vez, retornou ao São Paulo, clube pelo qual estava emprestado ao Cruzeiro.
Dentre os quatro atletas, Bruno Rodrigues, que atuou por empréstimo da Tombense, foi o que teve maior destaque, sendo artilheiro e líder em assistências da equipe no ano, registrando 13 gols e sete assistências. O Cruzeiro tentou contratar o atacante em definitivo, mas Bruno optou por se transferir para o Palmeiras.
Luciano Castán também teve participação relevante, sendo titular absoluto na Série A e acumulando 40 jogos ao longo do ano. Já Nikão, apesar de chegar como uma das principais contratações, não conseguiu se firmar como titular, alternando entre a titularidade e o banco de reservas ao longo da temporada, com 31 jogos, quatro gols e três assistências.
Gabriel Mesquita, por sua vez, não teve oportunidades em campo pelo Cruzeiro em 2023. Contratado no ano anterior, participou de apenas um jogo, durante a disputa da Série B. Sem espaço, o arqueiro foi emprestado ao Água Santa no Campeonato Paulista e retornou à Toca da Raposa para atuar como terceiro goleiro na Série A.