Ronaldinho Gaúcho não larga o futebol e volta a atuar no Brasil
O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho está realizando a promoção de seletivas que visam revelar a nova geração de talentos no futebol brasileiro. O craque conta com o apoio de ferramentas tecnológicas como plataformas digitais e aplicativos com Inteligência Artificial, buscando projetos que transformam o processo de avaliação de jovens atletas.
Ronaldinho compartilha seu conhecimento com novos jogadores através do Manual do Bruxo. O ecossistema educacional foi lançado oficialmente no início de 2025. Com isso, mesmo após pendurar as chuteiras, o ex-atleta continua influenciando o esporte.
A jornada dos participantes no projeto é dividida em três etapas. Inicialmente, os jovens terão acesso a videoaulas que estimulam habilidades como técnica e criatividade. Em seguida, haverá uma fase presencial reunindo os inscritos. O processo se encerra com a seleção feita pessoalmente por Ronaldinho Gaúcho.
O ex-jogador é um dos destaques do projeto que tem a intenção de formar jovens apaixonados por futebol. Embora o ecossistema tenha origem no Brasil, ele tem alcance global, com mais de 300 mil inscrições ao redor do mundo.
“É gratificante vermos o sucesso deste projeto, uma vez que buscamos proporcionar as mesmas chances a todos os jovens atletas. O Manual do Bruxo é um ecossistema de ensino que visa ajudar os alunos a conquistarem os seus sonhos no mundo do futebol com as dicas valiosas de um ídolo da seleção brasileira”, disse Leandro Almeida, VP de operações do projeto.
Ronaldinho Gaúcho atua com outros atletas
Paralelamente, o projeto que Ronaldinho Gaúcho faz parte ainda conta com outros modelos no ecossistema. O projeto Estrelas, por exemplo, tem a lateral Tamires, da Seleção Brasileira, como embaixadora. Ela foca no desenvolvimento de meninas entre 9 e 17 anos com o sonho de seguir carreira no futebol feminino.
O programa beneficia 120 jogadoras, oferecendo apoio médico, odontológico, nutricional e outros serviços. Mais de 3 mil meninas já passaram pelo projeto.