Romário resolve dar pitaco sobre título reconhecido do Atlético-MG e deixa torcida do Galo doida da vida
Na última quinta-feira (9), o Senador e ex-jogador, Romário, se tornou o novo presidente do America-RJ, após votação feita no Club Municipal, na Tijuca. Logo em sua primeira declaração, garantiu aos torcedores que buscará o reconhecimento do Torneio dos Campeões de 1982, como um modelo de Campeonato Brasileiro. Ao comentar sobre a possibilidade, citou o Atlético-MG.
“Já cheguei a tocar nisso. O America-RJ é campeão em 1982. Fizemos um levantamento. É uma situação bem tranquila, vamos dizer assim, e nem um pouco complexa fazer com que o America-RJ seja reconhecido como campeão brasileiro”, iniciou Romário, após a eleição, em entrevista publicada pelo ‘UOL’. No entanto, não parou por aí e comentou sobre a conquista do Galo.
“Tenho certeza que é uma possibilidade, já que outros clubes com competições menores, com menor reconhecimento conseguiram. Exatamente o Atlético”, completou. Ainda em agosto, a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o pleito da equipe mineira, ao considerar o título de “campeão dos campeões” de 1937 como Campeonato Brasileiro, o considerando tricampeão do torneio.
Atlético-MG se torna o primeiro campeão Brasileiro
Com o importante reconhecimento, o Torneio dos Campeões de 1937 passou a ser o primeiro Campeonato Brasileiro de toda a história. As outras taças da equipe mineira foram conquistadas em 1971 e 2021. O America-RJ, no entanto, venceu o Torneio dos Campeões de 1982, organizado pela CBF. O torneio foi realizado após a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano.
No torneio, a CBF convocou as equipes que conquistaram o Brasileiro, a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa. Naquela ocasião, o Flamengo decidiu que não participaria. Após a fase de grupos, o America-RJ derrotou o Atlético nas quartas de final, a Portuguesa nas semifinais e o Guarani na grande decisão, ficando com a taça que pode ganhar novas atualizações em breve.