No dia 24 de outubro de 2007, Romário surpreendia os torcedores do futebol nacional, estreando como treinador do Vasco da Gama. No entanto, o mais impressionante é que naquele momento, o então atacante ainda não havia anunciado oficialmente sua aposentadoria. A história ainda é relembrada pelo atleta, que também se desdobra em dois desafios na atualidade.
Naquele momento, iniciou o confronto contra o América do México na área técnica do Estádio São Januário, contribuindo com o elenco, proporcionando as informações necessárias. No entanto, no minuto 20 do segundo tempo, superou as expectativas já conhecidas no futebol, e se escalou no jogo, válido pela Copa Sul-Americana. Ele relembrou nas redes sociais:
“Há 10 anos, eu assumi interinamente o comando do Vasco, após a demissão de Celso Roth. Naquele dia, jogamos contra o América, do México, no São Januário. Infelizmente, a vitória de 1×0 contra o time mexicano não foi o suficiente para classificar o Vasco para a semifinal da Copa Sul-Americana. E olha que me esforcei, entrei em campo no meio do segundo tempo, mas não deu pra alcançar o segundo gol. Relembrar é viver! Até nas derrotas (risos)”, escreveu.
Romário é eleito como presidente de time no Rio
Naquele confronto, o Vasco da Gama contou com um gol de Leandro Amaral, vencendo o confronto por 1 a 0. No entanto, mesmo com o resultado positivo, os mexicanos conquistaram a vitória no primeiro duelo, por 2 a 0, eliminado a equipe carioca. Mesmo se tratado de uma eliminação, o desfecho é lembrado pelos torcedores alvinegros.
Caminhando como senador (PL-RJ), campeão da Copa do Mundo de 1994 com a seleção brasileira, Romário também se desdobra como presidente do América Football Club, tradicional clube do futebol carioca. Aos 57 anos, o ex-jogador foi eleito durante reunião do Conselho Deliberativo do clube, algo que gera grandes expectativas para o clube.