O futebol é capaz de proporcionar grandes histórias e acontecimentos. Apesar do clichê, isso não foi diferente no último fim de semana na cidade de Guarulhos.
O Flamengo de Guarulhos, time que disputa a 4ª divisão do campeonato paulista, perdeu para a seleção da Rússia por dois a zero em partida válida pela Copa Brics sub-17.
Entenda melhor esse “rolê aleatório”
A Copa Brics é um torneio criado em 2009 que reúne time de apenas cinco países emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O campeonato é organizado pelo Fórum Internacional dos Municípios Brics.
O objetivo é aproximar culturalmente os países que fazem parte do grupo, mesmo que apenas equipes de Brasil e Rússia disputem o torneio. A edição deste ano foi um teste para verificar a viabilidade do formato e, no futuro, a intenção é ter times da China, da índia e da África do Sul.
“O mais importante é o intercâmbio, a experiência do futebol, a troca de cultura entre os garotos”, disse Devanir Cavalcante, um dos organizadores do torneio
A Copa Brics conta com a participação de Corinthians, Santos, Palmeiras, Nacional-SP, Juventus-SP, Flamengo-GRU, seleção russa e Zenit. “A ideia de competição, de participação das equipes russas aqui no Brasil, surgiu faz tempo. Para os nossos jovens jogadores é muito importante ter essa experiência única de jogar contra adversários da mesma idade”, comentou Vladimir Tokmakov, cônsul-geral da Rússia em São Paulo.
Por motivos de segurança, a partida não foi aberta para o público geral. Apenas funcionários da embaixada russa em São Paulo e suas famílias puderam acompanhar a vitória dos garotos da Rússia.
Devanir explicou que, apesar do pedido dos russos em abrir os portões, a organização não teve tempo para esquematizar logísticas de segurança e vendas de ingressos. Nos bastidores, porém, o principal motivo foi evitar possíveis conflitos em função da invasão russa à Ucrânia em 2022.