Rogério Ceni mal chegou e o Bahia já quebrou tabu que durava três anos
A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro segue a todo vapor, e na última quinta-feira (15), foi o Bahia quem surpreendeu. derrotando o Coritiba por 4 a 2, no Estádio Couto Pereira. Para o novo técnico do clube, Rogério Ceni, foi a melhor maneira de iniciar um trabalho no futebol nacional. O treinador foi anunciado no dia 9 de setembro, chegando para preencher o cargo deixado por Renato Paiva.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo perfil Bahia Números, a última vez em que a equipe balançou as redes quatro vezes ou mais, longe de seus domínios, foi em confronto contra o Fortaleza no Campeonato Brasileiro de 2020. No entanto, a goleada fora de casa não acontece desde 2021, já que o Brasileirão seguiu ao ano seguinte, devido à pandemia do Covid-19.
O Bahia ainda aplicou o placar em outras cinco oportunidades: 2012 (0 x 4 contra o Vasco), 2002 (2 x 4 contra a Portuguesa), 1990 (1 x 4 contra o Fluminense), 1975 (2 x 5 contra o Campinense) e, a primeira vez foi em 1959 (0 x 5 contra o CSA). Para o técnico Rogério Ceni, é um grande passo para conquistar a confiança do torcedor, especialmente por ser três pontos que o afastam do Z-4.
Rogério Ceni sai na frente logo na estreia
Antes do confronto, o Bahia ocupa a 16ª posição, a primeira de fora da zona de rebaixamento, com apenas um ponto de diferença do Santos, 17º colocado. Agora, com a importante vitória, o clube sobe para a 15ª posição, acumulando 25 pontos. O clube paulista ainda facilitou a sua vida, já que foi derrotado para o Cruzeiro, por 3 a 0, e não conseguiu diminuir a vantagem.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Bahia Números, os três últimos técnicos que fizeram suas estreias com a camisa do clube, com um placar com quatro ou mais gols, foram: Rogério Ceni em 2023 ( 2 x 4 contra o Coritiba), Renê Simões em 2011 (4 x 0 contra o Vitória da Conquista) e Renato Gaúcho em 2010 (1 x 5 contra o Colo Colo).