De saída do Liverpool, o atacante Roberto Firmino pode retornar ao Brasil e disputar o Campeonato Brasileiro da Série A pela primeira vez. Ainda muito jovem, deixou o Figueirense, que estava na Série B, para atuar no futebol europeu.
O atacante de 31 anos, no entanto, ainda não definiu que vai retornar a seu país-natal. Além do futebol brasileiro, seu nome também já foi associado a times da Major League Soccer, dos Estados Unidos, e da Arábia Saudita. Apesar disso, sua intenção é atuar por mais algumas temporadas na Europa.
Mesmo que nunca tenha disputado uma Série A em sua carreira, o então jovem saiu do Figueira com muito prestigio. Afinal, aos 19 anos, marcou 11 gols em 51 partidas na Série B, o que ajudou o time catarinense a retornar a elite do futebol brasileiro. Logo na sequência, foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha.
“A aprovação do Firmino no Figueirense foi muito rápida. Logo no primeiro treino, ele já impressionou. Ele sempre foi muito, muito tímido. Não tinha boca para nada. Era difícil até tirar um ‘bom dia’ dele [risos]. Ele só sorria e olhava pra gente“, disse Rogério Micale, então técnico do Figueirense, à “ESPN”.
Não foi só o seu treinador da época que notou a timidez do garoto. Marquinhos Pedroso, antigo companheiro de Roberto Firmino no Figueira também lembrou de certas ocasiões que o jovem, mesmo não estando errado, pedia desculpas.
“Ele não reclamava nada dentro de campo e nem xingava. Mesmo quando errava, ele pedia desculpas para o time, mesmo não estando errado. Era muito engraçado“, disse, também à “ESPN”.