O atacante Roberto Dinamite, que faleceu no último domingo (8) em razão de um câncer no intestino, não somente brilhou no Vasco da Gama, onde jogou a maior parte de sua carreira, como também no Barcelona, um dos maiores clubes da Europa e do mundo.
Assim como outros times, o emblema Blaugrana utilizou as redes sociais para se despedir do craque brasileiro. Na postagem, relembrou que Dinamite teve uma passagem pelo Camp Nou na temporada 1979/80; confira:
“O FC Barcelona lamenta profundamente a morte de Roberto Dinamita, jogador do Barça durante a temporada 1979/80. Descanse em paz“, escreveu o clube na legenda.
Apesar da grande carreira em solo nacional, o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro não conseguiu repetir a dose no exterior. No Barcelona, disputou apenas 11 partidas e marcou somente três gols. Na sequência, retornou ao Cruz-matino, onde continuou a fazer grandes números.
Roberto Dinamite e Vasco foi o casamento perfeito
Dinamite jogou até 1992, quando encerrou a carreira com a camisa do Vasco. Além das equipes já citadas, também defendeu a Associação Portuguesa de Desportos e o Campo Grande, equipe do Rio de Janeiro. Entretanto, em nenhum emblema conseguiu ter uma marca tão grande quanto no Gigante da Colina.
Oficialmente, de acordo com o site “oGol”, o atacante entrou em campo 842 vezes e balançou as redes em 513 oportunidades, incluindo gols pela seleção brasileira. Deste número, 475 foram pelo Vasco, mostrando que o ídolo realmente era destinado a brilhar no time de São Januário.