O mecanismo de solidariedade da Fifa vai fazer mais um clube feliz. Com a transferência do meio-campista argentino Enzo Fernandez do Benfica, de Portugal, para o Chelsea, da Inglaterra, o River Plate, da Argentina, clube formador do atleta, vai receber também uma bolada pela negociação.
O Chelsea vai pagar 120 milhões de euros (cerca de R$ 661 milhões na cotação atual) ao Benfica, que anunciou a venda do jovem argentino de 21 anos em comunicado oficial nesta terça-feira, 31 de janeiro.
O valor da transferência tornou fez do jogador argentino o mais caro da história. Anteriormente, a lista era liderada pelo atacante Gonzalo Higuaín, vendido pelo Napoli à Juventus por 90 milhões de euros, em 2016. Enzo Fernandez também é o jogador mais caro da história da Premier League, o Campeonato Inglês.
O jornalista Fabrizio Romano publicou alguns detalhes da contratação. O Chelsea manteve o “mecanismo” de contratos longos e assinou com Enzo Fernández um vínculo válido até junho de 2031, como tem feito com alguns de seus jogadores recém-contratados, como Mudryk e Badiashile.
Quando o River Plate irá receber pela transferência de Enzo Fernandez?
Além disso, o pagamento ao Benfica será feito de forma parcelada. Serão seis prestações, com 46 milhões de euros de entrada. O River Plate, clube que formou Enzo Fernández, terá direito a um valor elevado por ser o clube formador. Os argentinos receberão cerca de 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 200 milhões na cotação atual).
Enzo Fernández chega ao Chelsea como uma das principais contratações do clube nos últimos anos, principalmente após o desempenho do meio-campista pela Argentina na conquista do título da Copa do Mundo de 2022. O jogador foi eleito a revelação do torneio da Fifa e, de quebra, levantou a taça de campeão do mundo ao lado do craque Lionel Messi, grande destaque da campanha argentina no Mundial.