Apenas uma condição deve fazer com que o River Plate aceite vender Nicolás De La Cruz ao Flamengo: uma queda da equipe argentina na Copa Libertadores da América. Neste momento, por mais que o time Rubro-Negro suba a proposta, não deve conseguir êxito nas negociações.
Apesar do jogador e o Liverpool, do Uruguai, que possuí 50% dos direitos econômicos, veja com bons olhos uma transferência, o time argentino depende apenas de si para se classificar na competição continental. A equipe se colocou nesta condição após bater o Fluminense por 2 a 0, na quinta rodada do grupo D da Liberta.
Desta forma, uma transferência só deve acontecer caso o River seja eliminado da fase de mata-mata, ou fique de fora dela, o que ainda é possível. Na última rodada, o time Millonario encara o The Strongest, no Monumental de Núñez e a uma derrota resultaria em uma queda.
A primeira proposta do Flamengo pelo meia foi no valor de 7,5 milhões de euros (cerca de R$ 39 milhões, na atual cotação) por 100% do passe de De La Cruz. Além da situação citada anteriormente, o time argentino considerou as cifras baixas.
O jogador de 26 anos é um dos grandes nomes do futebol sul-americano. Nicolás De La Cruz esteve presente, inclusive, na última Copa do Mundo da FIFA, onde realizou duas partidas com a camisa da seleção do Uruguai. O atleta soma dois gols e uma assistência nos 16 jogos em que esteve em campo pelo River até o momento.