Rival do Corinthians age para ACABAR com racismo

As práticas racistas estão cada vez mais comuns em jogos organizados pela Conmebol. Sobretudo, em partidas contra times brasileiros, os adversários estão tomando as arquibancadas com gritos e gestos preconceituosos. Como medida para evitar punições, o próximo rival do Corinthians, o Estudiantes, soltou uma nota pedindo para que os torcedores se comportem em território nacional.

Em conteúdo divulgado nesta quarta-feira (16), o Estudiantes foi incisivo e solicitou que os torcedores evitassem “qualquer gesto racista ou xenófobo”. Com receio de punições e prisões de seus adeptos, a equipe argentina pontuou as leis brasileiras que permitem punições severas em casos discriminatórios. Confira o pronunciamento abaixo:

O futebol está tento seu espaço tomado por gestos e atitudes desumanas. Um dos casos mais recentes ocorreu com o preparados físico do Universtitário. Na ocasião, o profissional foi flagrado imitando um macaco na partida do seu time contra o Corinthians, em São Paulo, pela Sul-Americana. Como consequência, Sebastián Avellino Vargas foi preso.

Posteriormente o preparado físico acabou sendo solto, mas permanece respondendo por seu crime em liberdade. A Conmebol ainda não se pronunciou ou tomou medida drástica quanto as atitudes discriminatórias. Enquanto isso, os infratores permanecem ignorando as leis e propagando o ódio gratuitamente nos estádios Sul-Americanos.

Corinthians na temporada

Enquanto não faz uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, o Corinthians deslancha na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Na competição nacional o Timão está a um passo de se classificar para a final. Nesta quarta-feira (16), o time de Vanderlei Luxemburgo faz o jogo da volta diante do São Paulo. Na primeira partida, o alvinegro venceu o rival por 2 a 1.

Por outro lado, na Copa Sul-Americana, o Corinthians fará seu primeiro jogo das quartas de final. Na próxima terça-feira (22), o Timão recebe o Estudiantes na Neo Química Arena. O duelo será transmitido às 21h30 (Horário de Brasília).