O Caxias, rival estadual da dupla Grenal e do Juventude tomou dois gols após aos 40 minutos e não conseguiu o acesso à Série C do Brasileirão.
A equipe Grená, como é conhecida, tinha vencido o duelo de ida, no Estádio Centenário, por 1 a 0. Na volta, na Arena das Dunas, saiu na frente já na segunda etapa, com gol de Matheuzinho. Mesmo com o empate dos donos da casa logo em seguida, tudo se encaminhava para um acesso, após quatro tentativas, mas o final da história acabou sendo outro.
Aos 43 minutos, Iago, que já havia marcado o gol da igualdade, balançou as redes novamente e virou o jogo para o América-RN. O resultado, no entanto, levava para os pênaltis. Apesar disso, o gol abateu demais o time gaúcho, que não conseguiu resistir e sofreu o tento derradeiro aos 48 minutos, após chute de Téssio, que desviou na defesa.
No duelo entre duas equipes já vinham batendo na trave há algum tempo, melhor para os potiguares que retornam a terceira divisão nacional após seis anos. Já o Caxias, que tem vaga na D de 2023, tentará, mais uma vez, sair da última divisão nacional.
Confira o histórico do rival da dupla Grenal na Série D, onde está desde 2016
- 2016: Oitavas de final – Eliminado pelo Inter de Lages-SC
- 2017: Não participou
- 2018: Quartas de final – Eliminado pelo Treze-PB
- 2019: Quartas de final – Eliminado pelo Manaus-AM
- 2020: Segunda fase – Eliminado pelo Mirassol-SP
- 2021: Quartas de final – Eliminado pelo ABC-RN
- 2022: Quartas de final – Eliminado pelo América-RN