Ricardo Teixeira, Marin e Del Nero vibram muito com decisão da Justiça nos Estados Unidos

Nesta quinta-feira (7), a Justiça dos Estados Unidos tomou a decisão de anular as condenações de Hernán López e da Full Play no caso da FIFA, argumentando que a Lei de Fraude Eletrônica, que foi utilizada pelo Departamento de Justiça no processo, “não é aplicável a esquemas de suborno comercial estrangeiro”.

Essa determinação pode ter implicações significativas para brasileiros, como Jose Maria Marin, que também foram condenados com base na mesma lei, assim como para aqueles que nunca foram extraditados, como Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero.

Além disso, a decisão pode ter ramificações para a família de J. Hawilla, que confessou uma série de crimes e concordou em colaborar com as autoridades, pagando uma multa de US$ 151 milhões. Em 2018, quando J. Hawilla faleceu, as autoridades dos Estados Unidos afirmaram que o acordo seria impossível de ser cumprido e devolveram parte dos valores.

Agora, com essa nova decisão, pode ser necessário reconsiderar a restituição de todo o valor.

Bomba: Caso Negreira pode fazer o Barcelona ser FECHADO na Justiça

Desde o início de 2023, o Barcelona está enfrentando acusações de efetuar pagamentos a um ex-diretor de arbitragem da La Liga, José Maria Negreira, como contrapartida por favores em partidas da La Liga e da Copa do Rei entre 2011 e 2018. Conforme relatado, um montante superior a R$ 25 milhões foi transferido para a empresa de Negreira durante esse período de sete anos.

O Barcelona alega que a empresa realizava um serviço de scouting para o clube, seja de jogadores, times e árbitros. No entanto, o clube não consegue provar que este foi de fato o encargo da empresa no período. Recentemente, o juíz do caso afirmou que os clubes que jogaram contra o Barcelona entre 2011 e 2018 podem se sentir “prejudicados” por conta do escândalo.

De acordo com o jornalista Marcelo Bechler, a LaLiga ou a RFEF não podem punir o time catalão. Isso porque o possível crime, caso seja provado, já prescreveu segundo a legislação da federação e da organização da liga espanhola.

Entretanto, na esfera civíl, o Barcelona pode ser punido pela Justiça Espanhola caso seja enquadrado em um esquema de corrupção. A Justiça pode determinar o fechamento do clube ou suspender as atividades por seis meses.

Por outro lado, até o momento, não existe nenhuma prova de que o Barcelona pagou árbitros ou foi beneficiado de alguma maneira neste período. Entretanto, o dinheiro pago pelo clube a José Maria Negreira está sendo investigado.