Reviravolta aconteceu e Brasil ficou fora do futebol na olimpíada
O Brasil hoje é bicampeão de futebol das Olímpiadas, após as conquistas dos dois últimos anos, em 2020, que foi disputada em 2021; e 2016, sendo esta o primeiro título da Amarelinha na história. No entanto, a Seleção apesar de todo o peso que possui já protagonizou verdadeiros vexames e alguns anos nem se classificou para o torneio.
Em 2004, as olimpíadas realizadas em Atenas foi uma das vezes que o Brasil nem sequer se classificou para disputar o torneio. O time perdeu para o Paraguai por 1 a 0 nas eliminatórias, precisando apenas de um empate para se classificar. As outras duas vezes que o Brasil não foi às Olimpíadas foi em em Moscou (1980) e Barcelona (1992).
O time de 2004 era formado por grandes craques que mais tarde vieram ser multicampeões por onde passara. A escalação da partida escolhida por Ricardo Gomes foi de: Gomes; Elano, Alex, Edu Dracena e Wendell; Paulo Almeida (Dagoberto), Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Diego (Nilmar); Robinho e Marcel (Adailton).
Essa geração ter ficado de fora foi uma verdadeira surpresa por conta da tradição da Seleção no futebol sendo pentacampeão mundial. A Seleção ainda teve outras grandes campanhas antes de conquistar o ouro. A equipe foi três vezes medalha de prata, em Los Angeles (1984), Seul (1988) e Londres (2012) e uma vez bronze, em Atlanta (1996).
As conquistas de 2016 e 2020 foram verdadeiras reviravoltas na história, sendo a primeira no Rio de Janeiro, quando a Seleção vinha do fatídico 7 a 1 e derrotou a mesma Alemanha na final. Em Tóquio, o bicampenato veio sem surpresas, vencendo a favorita Espanha de Pedri e Gavi na final.