O atacante Alef Manga foi suspenso do futebol por 360 dias devido ao seu envolvimento com esquemas de manipulação de resultados. Porém, o jogador pode retornar antes do previsto aos gramados.
Após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reverter a suspensão em multa, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) pode ter outra punição revertida em multa.
Carreira de Alef Manga
Por conta de uma confusão durante um clássico entre Coritiba e Athletico Paranaense no ano passado, Alef Manga foi punido com oito jogos de suspensão. O jogador de 28 anos cumpriu um e ainda restam sete.
Entretanto, o TJD-PR entende que a punição pode ser revertida em pagamento de multa. De acordo com o presidente do órgão, Mauro Ribeiro Borges, a conversão, em medida de interesse social, está prevista no Parágrafo Primeiro do Artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
“Quando a suspensão por prazo ou partida não puder ser cumprida no mesmo campeonato – no Paranaense do ano passado, ela deve ser cumprida no próximo, ou seja, nesse ano. Mas, ainda, prevê que pode o interessado pedir a conversão de pensa em medida de interesse social. Isso significa, conversão em multa. Caso acatado, não precisa cumprir metade da pena”, explicou.
Para viabilizar essa conversão, o Coxa terá que entrar com um requerimento junto à Justiça. A situação deverá ser definida após a reintegração de Alef Manga aos treinamentos, que está prevista para o dia 27 de janeiro.
Nesta semana, o STJD acatou o pedido da defesa do atacante de reversão de 50% da sua pena pelo envolvimento em apostas. 180 dias de suspensão de Alef Manga foram convertidos em multa de R$ 60 mil e doação de 60 cestas básicas.