Renato Gaúcho é rigoroso quanto ao comportamento de seu elenco, no Grêmio. A cartilha do técnico, que é entregue aos jogadores no início da temporada, controla peso, horário, celular e também a velocidade do carro no estacionamento do CT do Tricolor. Além disso, a ‘legislação’ do treinador impõe multas para aqueles que descumprirem suas ordens ou o afastamento do atleta do plantel gremista. O goleiro Ariel, por exemplo, foi a afastado por descumprir várias ordens do chefe.
Arqueiro da equipe do Grêmio, Ariel foi afastado por desobedecer diversas tópicos presentes na cartilha de Portaluppi. O treinador apresenta aos jogadores uma lista de condutas que ele impõe para controlar o comportamento do time.
Tal relação que o técnico passa para seu elenco, no início de cada temporada, é denominada “cartilha do vestiário”. Dessa forma, o elenco toma conhecimento da série de regras de comportamento em que é submetido, com a possibilidade de ser multado e afastado, caso descumpra as regras de Renato Gaúcho.
Esse controle é feito pelo treinador e sua comissão técnica. E os valores das multas aplicadas são somados na “caixinha” do vestiário. Ou seja, ao final da temporada, a quantia arrecadada nas punições é revertida aos funcionários do clube – com a exceção dos jogadores -, podendo ser como evento ou premiação.
‘Cartilha do vestiário’ de Renato Gaúcho
O jogadores podem ser multados por estarem acima do peso, a ordem é que estejam com o peso ideal. Outra regra é chegar aos treinos uma hora antes do início para se preparem adequadamente para as atividades.
Além disso, os jogadores não podem usar celular no vestiário, sala de musculação, sauna, refeitório ou departamento médico no CT do Grêmio. Outro fator é a velocidade controlada do carro, para evitar acidentes no estacionamento no CT do Tricolor, uma vez que tem trânsito de pessoas e animais, como cachorro.
A pontualidade nos horários de concentração também está presente na cartilha do técnico Renato Gaúcho, assim também como a roupa certa na hora certa. Ou seja, os jogadores têm que usar o uniforme de passeio do Grêmio e tênis sempre que se encontrarem fora dos quartos.
E não para por aí, as declarações dos jogadores também são controladas, sendo possíveis apenas com a autorização do departamento de comunicação do Grêmio.
Renato Portaluppi falou sobre a punição ao goleio Ariel por descumprir as ordens previstas na cartilha do vestiário: “Ele [Adriel] só foi punido pelas indisciplinas que ele cometeu aqui dentro, ninguém está livre disso. No início do ano, eu dou a cartilha para eles e todos os jogadores têm suas obrigações. O que eu quero é que o jogador cumpra com suas obrigações, quando ele não cumprir com suas obrigações, ele vai ser multado”, pontuou.