Revelado segredo para time brasileiro ganhar a Libertadores

Por muito tempo, os clubes brasileiros enfrentaram dificuldades para levantar o título da Copa Libertadores, competição disputada entre as melhores equipes do continente sul-americano. O retrospecto veio a ser positivo para o Brasil nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, desde 2019 que o campeão da competição é um clube brasileiro: Flamengo (2019 e 2022); Palmeiras (2020 e 2021); Fluminense (2023) e Botafogo (2024).

A exceção do Tricolor das Laranjeiras, todos os outros três clubes tem algo em comum e pode-se dizer que encontraram o segredo para que um clube brasileiro vença a Taça Libertadores. Acontece que os treinadores das três conquistas tiveram, em algum momento de suas carreiras, uma passagem pelo Braga, de Portugal.

Jorge Jesus, que comandou o Flamengo em 2019 no ‘ano mágico’ do clube, foi técnico do Braga entre 2008 e 2009. Abel Ferreira, bicampeão da competição a frente do Palmeiras, teve o Braga como seu primeiro time como técnico profissional, entre 2017 e 2019. Por fim, Artur Jorge fez sua carreira como jogador no time português e seu último trabalho antes de assumir o Botafogo foi justamente no Braga.

Títulos da Libertadores dos técnicos portugueses

JJ, Abel e Artur são os únicos portugueses campeões da competição e se juntaram ao croata Mirko Jozić, campeão da Liberta em 1991 no comando do Colo-Colo, como os técnicos europeus que tiveram sucesso na competição. Em 2019, o Flamengo não teve vida fácil na primeira fase, se classificando em primeiro no Grupo D nos critérios de desempate, após empatar em pontos com a LDU e o Peñarol.

Abel Braga foi demitido e Jorge Jesus assumiu a equipe na fase de mata-mata, levando o clube até a grande final. O Flamengo venceu o River Plate numa virada emocionante, com direito a dois gols marcados nos últimos minutos da partida.

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em outubro de 2020 após a saída de Vanderlei Luxemburgo, também pegando a competição em andamento. O primeiro título veio apenas em janeiro de 2021, com direito a vitória nos últimos minutos com gol de Breno Lopes. Já em novembro do mesmo ano, o Palmeiras superou o Flamengo com gol marcado por Deyverson na prorrogação.

Por fim, Artur Jorge comandou o Botafogo em uma arrancada na Libertadores, tirando o clube da última colocação do grupo para uma classificação heroica. No mata-mata, a equipe superou Palmeiras, São Paulo e Peñarol, até derrotar o Atlético-MG na grande final.