O icônico estádio do Pacaembu encontra-se em sua fase final de revitalização. Com a reinauguração prevista para o início de 2024, as novas perspectivas para o futuro do “novo” estádio já começam a ser discutidas. Atendendo a um manifesto de torcedores nas redes sociais, a concessionária responsável pela administração do Pacaembu está empenhada em proporcionar uma maior utilização do estádio para o futebol feminino.
Reconhecendo a importância de impulsionar essa modalidade no país, a empresa iniciou contatos com clubes renomados, como Corinthians e Palmeiras, visando à realização de jogos em 2024. O objetivo é oferecer ingressos com valores mais acessíveis ao público. Além dos dois gigantes paulistas, outros clubes importantes já manifestaram seu interesse em utilizar o renovado Pacaembu para suas partidas do futebol feminino.
O São Paulo, o Santos e até mesmo a Seleção Brasileira feminina demonstraram entusiasmo em jogar nesse histórico estádio após a reabertura. “As meninas não têm lugares para jogar, têm essa dificuldade. Daqui a pouco o estádio vai ficar pronto. Por que não dar acesso para que as equipes joguem no Pacaembu, um estádio tão importante?”, questiona Claudio Campos, idealizador do manifesto.
Futebol feminino na Globo teve sucesso enorme
Na última semana, a Rede Globo conseguiu uma ótima audiência durante a transmissão de São Paulo x Palmeiras pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. A emissora carioca somou 13 pontos de média durante o clássico.
O número é melhor que a final da Champions League transmitida pela SBT. O confronto entre Manchester City e Inter de Milão teve 10,6 pontos de audiência na emissora de Sílvio Santos. Além do clássico, a Globo também transmitiu o confronto entre Flamengo e Santos em algumas praças pelo Brasil.
Em campo, o confronto terminou empatado em 1 a 1. Letícia abriu o placar para as Palestrinas, e Maressa deixou tudo igual para o Tricolor. As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, dia 25, no Allianz Parque.
O jornalista Allan Simon, realizou uma análise acerca dos comentários negativos em relação à audiência do futebol feminino e as comparações com o futebol masculino: “Hoje li algumas coisas aqui sobre audiência do Brasileirão Feminino que me arrancaram reflexões: comparação de audiência com o masculino, e não com o que o mesmo produto dava na Band”.
Allan ainda citou a audiência da Copa Libertadores como comparativo: “Lembrar que alguns dos mesmos ignoram esses argumentos quando comparam a audiência da Libertadores no SBT com a da Globo”.
Vale lembrar que a Copa do Mundo de futebol feminino, que será transmitida pelo Grupo Globo, começa em 20 de julho deste ano. Enquanto isso, o Brasileirão 2023 entra em fase decisiva e os próximos jogos devem ganhar atenção da emissora.