Árbitros de futebol enfrentam um desafio constante em campo, tomando decisões que frequentemente são alvo de contestações por parte dos torcedores. Questões como impedimentos, faltas e pênaltis costumam gerar debates acalorados, com acusações de parcialidade em relação aos juízes.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exige imparcialidade dos árbitros e, portanto, evita escalá-los para atuar em partidas realizadas em seus estados de origem, na tentativa de evitar qualquer vínculo clubístico. No entanto, é comum que muitos árbitros tenham tido preferências clubísticas na infância e adolescência, influenciados por familiares e amigos.
Um exemplo disso são os irmãos Paulo Cesar de Oliveira e Luiz Flávio de Oliveira, que também são conhecidos como torcedores do Corinthians. “PC” atuou como árbitro por 15 anos, de 1999 a 2014, e hoje é comentarista de arbitragem em programas da TV Globo e SporTV. Enquanto isso, Luiz Flávio ainda está em atividade, apitando jogos no Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Copa do Brasil.
Revelado o clube do coração do árbitro Anderson Daronco
Anderson Daronco é um dos árbitros mais conhecidos do futebol brasileiro. Apitando grandes duelos nas competições nacionais e internacionais, Daronco chama a atenção não apenas por seu porte físico, mas também por “peitar” os atletas em campo. No entanto, você sabe qual é o time de coração de Anderson?
De acordo com o portal “Sou Tigrão”, o time de coração do árbitro é o Grêmio. Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Daronco chegou a até mesmo em aparecer com a camisa do Tricolor Imortal em uma foto antiga, que viralizou nas redes sociais – no entanto, tratava-se de uma montagem.
Aos 42 anos, Daronco trabalhou como árbitro no Campeonato Gaúcho, na Copa do Nordeste, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, na Copa Libertadores da América, Copa Sul-americana e Eliminatórias da Copa do Mundo.