Em julho de 2022, o comentarista e ex-jogador Walter Casagrande foi demitido da Rede Globo após mais de 20 anos atuando na emissora. O ex-atleta participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo e Olimpíadas, e sempre foi um dos principais comentaristas nas transmissões de futebol da emissora.
“Vim aqui para comunicar que, depois de 25 anos de TV Globo, seis Copas do Mundo, cinco finais, incluindo a de 2002, com dois gols do Ronaldo, três Olimpíadas e diversas finais de campeonatos por aí, meu ciclo acabou. Estou saindo da TV Globo hoje. Não faço mais parte do grupo de esportes da TV e vou seguir minha estrada. Na realidade, acho que foi um alívio para os dois lados. Um beijo a todos”, disse Casagrande em sua saída.
De acordo com a coluna do jornalista Cosme Rimoli, o motivo da saída de Casagrande foi política. Segundo o jornalista, pessoas ligadas à emissora carioca deixam claro que o ex-jogador e comentarista estava falando muito mais de política do que de futebol. E estas manifestações não agradavam a alta cúpula da Globo.
No entanto, Casagrande não recuava. E apesar de alguns executivos da emissora considerarem o comentarista “indispensável”, o ex-jogador não iria seguir as ordens da Globo. Por isso, as duas partes entenderam que o melhor caminho era a rescisão do contrato.
Agora, Casagrande é colunista da Uol. Ele também realiza participações especiais no Cartão Vermelho, programa apresentado por Juca Kfouri e José Trajano.