O Conselho Deliberativo do Fortaleza aprovou a convocação da assembleia geral de sócios para aprovar o novo estatuto do clube. Com isso, poderá ser criado o Fortaleza SAF.
A reunião aconteceu no último sábado (16), no auditório da Arena Castelão. O modelo de negócios proposto é diferente do adotado por Botafogo, Cruzeiro e Vasco.
Fortaleza SAF?
A reunião contou com a participação dos exs-presidentes Ribamar Bezerra, Flávio Novaes, Jorge Mota, Sílvio Carlos, entre outros. O atual mandatário, Marcelo Paz, também esteve presente.
Ele é um dos principais defensores da criação da SAF no Leão do Pici. Marcelo chegou a se reunir com alguns sócios neste ano para explicar o modelo de negócio para o clube.
A princípio, o Fortaleza não iria comercializar as ações do clube, diferente do que fez Vasco, Cruzeiro e Botafogo. A transformação em SAF seria um mecanismo para facilitar processos no setor financeiro, simplificando operações de empréstimo e investimentos.
O clube também não colocaria no negócio as estruturas da organização, como a sede no Pici, onde fica o centro de excelência, e o centro de treinamento Ribamar Bezerra. Marcelo Paz comentou sobre o assunto em entrevista concedida à CNN em julho deste ano.
“Eu acho uma legislação muito boa. A SAF se prova ser uma lei acertada. Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia passaram a ter um nível de competitividade muito maior. Com exceção do Bahia, os outros três estavam com uma dificuldade muito grande e a SAF deu esse respiro”, afirmou
A data para realização da assembleia dos sócios ainda não foi definida, mas deverá ser anunciada ainda nesta semana.