O dia 25 de agosto de 2023 pode ser de importância enorme para a história do Atlético-MG. Nesta data, o Galo aguarda pelo desfecho do pleito para a homologação do título de Campeão dos Campeões de 1937 como equivalência para o título do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o portal FalaGalo, uma reunião deve acontecer nesta tarde na CBF, com a participação dos diretores da confederação e membros do conselho gestor do Galo. Existe uma grande perspectiva de que o Alvinegro volte a ser o primeiro campeão brasileiro às vésperas do seu primeiro jogo oficial na Arena MRV.
Em 2021, membros do Atlético reuniram a documentação que foi entregue e oficialmente registrada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O procedimento estava avançando em direção à aprovação, mas com a mudança na presidência, diversos diretores passaram por substituições. Consequentemente, o processo de validação teve que ser reiniciado em várias ocasiões.
No período do torneio em questão (1937), a imprensa reconheceu o Atlético como o legítimo campeão brasileiro. No entanto, quando os títulos da Taça Brasil e do Robertão foram equiparados entre 1959 e 1970, em grande parte devido à pressão para que Pelé fosse também reconhecido como campeão brasileiro devido às conquistas do famoso Santos, o Atlético não se manifestou.
A competição foi organizada pela Federação Brasileira de Football (FBF), a associação federal que nasceu da briga “amadorismo x profissionalismo” na década de 1930 no Brasil, em que a discussão do movimento começava a emanar.
A FBF passou a ter como filiados os clubes que adotaram o regime profissional, enquanto isso, a CBD (atual CBF) ficou com o futebol amador e, também, a seleção brasileira. A discussão entre outros motivos, era principalmente em função das novas exigências de prêmios e remuneração devida aos jogadores profissionais.